Os automóveis fazem parte do nosso quotidiano, mas, apesar de toda a informação disponível, continuam a circular muitos mitos e ideias erradas. No artigo anterior, desmistifiquei alguns dos mitos mais comuns, mas ainda há muitos outros que merecem ser esclarecidos. Por isso, decidi explorar novos mitos sobre automóveis, ajudando-o a tomar decisões mais informadas e a compreender melhor o seu carro.

Vamos lá desmistificar algumas destas crenças populares e descobrir as verdades ocultas.

 

Mito 1: Todos os SUVs são Bons para Todo-o-Terreno

Muita gente pensa que qualquer SUV está preparado para enfrentar trilhos difíceis. Mas, na verdade, nem todos os SUVs são iguais. Enquanto modelos como o Range Rover ou o Jeep Wrangler são ótimos para off-road, muitos SUVs, como o Nissan Qashqai ou o Peugeot 3008, são mais adequados para a condução urbana e estradas pavimentadas.

Se está a pensar levar o seu SUV para uma aventura fora de estrada, verifique primeiro se ele tem tração integral (4X4), boa altura ao solo,  proteções inferiores e pneus robustos.

 

Mito 2: Se o Óleo Estiver Escuro, Tem de Ser Mudado

Quem nunca ouviu “Olha lá, o óleo do teu carro está escuro, troca isso já!”? A verdade é que a cor do óleo nem sempre diz tudo. Esta varia dependendo da tecnologia e dos aditivos utilizados. Óleos sintéticos tendem a ser mais claros, enquanto os óleos minerais apresentam grandes variações de cor, que podem mudar conforme o petróleo de onde são extraídos. A cor escura do óleo nem sempre indica que ele perdeu as suas propriedades ou que está sujo. O importante é seguir as recomendações do fabricante para a troca de óleo, baseando-se na quilometragem e no tempo de uso, em vez de apenas na cor do óleo.

Quer aprender a mudar o óleo do seu carro? Dê uma espreitadela no nosso artigo Sabe Como Mudar o Óleo do Seu Carro Em Casa?” 

 

Mito 3: Deixar o Motor A Aquecer Antes de Conduzir

Este é um clássico dos mitos automóveis e tem raízes no passado, quando os carburadores necessitavam de tempo para aquecer e funcionar corretamente. Nos carros modernos, que utilizam sistemas de injeção eletrónica, não é necessário deixar o motor aquecer durante vários minutos antes de conduzir. Na verdade, o motor aquece mais rapidamente e de forma mais eficiente ao conduzir suavemente nos primeiros quilómetros. Deixar o motor ao ralenti durante muito tempo pode até causar desgaste desnecessário e aumentar o consumo de combustível.

 

Mito 4: Lavar o Carro em Casa É Sempre Melhor

Será mesmo? Lavar o carro em casa pode parecer uma boa ideia, mas se não souber o que está a fazer, pode acabar a riscar a pintura. Usar panos inadequados, esponjas sujas ou produtos de limpeza errados pode riscar a pintura e danificar o acabamento. Além disso, muitas lavagens automáticas modernas utilizam técnicas e produtos específicos que são mais eficazes e seguros para a pintura do seu carro.

Se ainda quiser lavar o carro em casa, recomendo que leia o meu artigo “Limpeza Automóvel: Como Manter o Seu Carro Impecável Como um Profissional”, onde ensino passo a passo como lavar o seu carro de forma correta e sem causar danos.

 

Mito 5: Pneus Novos Devem Ser Colocados à Frente

Existe a crença comum de que os pneus novos devem ser colocados à frente para garantir melhor aderência e controlo. No entanto, a verdade é que os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro, independentemente do tipo de tração do veículo. Isto porque, em situações de estrada molhada ou escorregadia, os pneus traseiros com melhor aderência ajudam a evitar a perda de controlo e a derrapagem, garantindo maior estabilidade do veículo.

Muitos testes e recomendações de fabricantes de pneus confirmam que esta prática é a mais segura. A estabilidade do veículo em situações de emergência ou em condições adversas depende em grande parte da aderência dos pneus traseiros. Portanto, na próxima vez que for comprar pneus novos, não se esqueça: os novos vão sempre para trás!

 

Mito 6: Conduzir Descalço é Ilegal

Este mito é tão antigo que parece ter vindo do tempo dos Flintstones! Um dos mitos mais persistentes é que conduzir descalço é ilegal e que pode resultar numa multa. No entanto, segundo o Código da Estrada, não há nenhuma obrigação legal que imponha a utilização de calçado específico ao conduzir.

Este mito provavelmente surgiu da preocupação com a segurança, já que conduzir descalço pode afetar a aderência e o controlo sobre os pedais. No entanto, legalmente, pode conduzir descalço sem qualquer risco de ser multado. A legislação não especifica que tipo de calçado deve ser utilizado, deixando essa decisão ao critério do condutor.

 

Mito 7: Carros Manuais São Sempre Mais Económicos do que Automáticos

Aqui está um mito que já foi verdade, mas o tempo passou! Com as caixas de velocidades automáticas modernas, especialmente as transmissões CVT (Transmissão Continuamente Variável) e as de dupla embraiagem, têm demonstrado ser tão ou mais eficientes do que as manuais. A eletrónica avançada permite que estas transmissões otimizem a mudança de velocidades de forma mais eficaz, resultando numa melhor economia de combustível. Portanto, a ideia de que carros manuais são sempre mais económicos está a tornar-se cada vez mais obsoleta.

 

Mito 8: Encher os Pneus com Nitrogénio é Sempre Melhor do que com Ar

Muitos acreditam que encher os pneus com nitrogénio é significativamente melhor do que usar ar comprimido comum. Encher os pneus com nitrogénio pode oferecer algumas vantagens. O nitrogénio é menos suscetível a variações de temperatura do que o ar comprimido, o que significa que a pressão dos pneus se mantém mais estável em condições extremas de calor ou frio. Além disso, o nitrogénio é um gás seco e não contém a humidade presente no ar comprimido, o que pode ajudar a prevenir a corrosão interna das rodas e a manter a integridade dos pneus por mais tempo.

No entanto, a diferença real para a maioria dos condutores no dia-a-dia é mínima. A maioria dos benefícios do nitrogénio é mais relevante para veículos de alta performance ou para uso em condições extremas, como em corridas de automóveis. Para o condutor comum, que utiliza o carro em condições normais, o ar comprimido é mais do que suficiente para manter os pneus em boas condições e mais económico.

 

Conclusão

Os mitos sobre automóveis são como aquelas histórias antigas que vão passando de geração em geração, mas é essencial separar a verdade da ficção para tomar decisões informadas sobre o seu veículo. Ao desmistificar estas crenças comuns, espero tê-lo ajudado a perceber melhor o mundo automóvel. Se tem alguma dúvida ou quer partilhar a sua experiência, não hesite em deixar um comentário abaixo.

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