Todos concordamos que os travões do carro são um dos elementos mais críticos para a segurança na estrada. Não importa quão potente seja o motor ou quão sofisticada seja a tecnologia a bordo do seu automóvel, se os travões não estiverem em boas condições, está a colocar-se a si e aos outros em risco. Por isso, vamos falar sobre o sistema de travagem, analisando como funciona, quais são os principais componentes e, claro, dar-lhe algumas dicas de manutenção para garantir que os seus travões estão sempre em forma.

 

Como Funciona o Sistema de Travagem

Antes de mais, como é que o sistema de travagem do seu carro funciona?
Todos os automóveis dispõem de dois sistemas de travagem: os travões de serviço e o travão de mão. Os travões de serviço, que funcionam através de um sistema hidráulico, são utilizados para diminuir a velocidade do veículo, enquanto o travão de mão, que opera mecanicamente, serve para manter o veículo estacionado ou imobilizado.

Quando pressiona o pedal do travão, inicia-se uma série de reações que fazem com que o seu carro desacelere ou pare completamente. A maioria dos veículos hoje em dia utiliza travões de disco, pelo menos nas rodas dianteiras, e muitos também têm travões de disco nas rodas traseiras.

Ao pressionar o pedal do travão, um cilindro mestre hidráulico empurra o fluido de travão através das tubagens até às pinças de travão nas rodas. Este fluido é incompressível, o que significa que transmite de forma eficiente a força da sua pressão no pedal para os travões nas rodas. Nas pinças, o fluido faz com que os pistões empurrem as pastilhas de travão contra os discos, criando fricção que desacelera o movimento das rodas e, consequentemente, do veículo.

 

Tipos de Travões

Antes de nos aprofundarmos nos componentes e manutenção, é importante saber que existem diferentes tipos de travões utilizados nos automóveis. Cada tipo tem as suas próprias características, vantagens e desvantagens.

 

1. Travões de Disco

Os travões de disco são, atualmente, o tipo mais comum nos carros modernos, especialmente nas rodas dianteiras, mas também são usados nas traseiras de muitos modelos. Consistem num disco de metal preso à roda e uma pinça que aloja as pastilhas de travão. Quando o pedal do travão é pressionado, as pastilhas apertam o disco, gerando a fricção necessária para parar o carro.

 

Vantagens:
Melhor dissipação de calor, o que reduz o risco de “fading” (perda de eficiência do travão devido ao calor).
Maior poder de travagem, especialmente em situações de emergência.

Desvantagens:
Normalmente, são mais caros para substituir do que os travões de tambor.
Podem necessitar de manutenção mais frequente.

 

2. Travões de Tambor

Os travões de tambor são mais antigos e ainda são usados em muitos carros, principalmente nas rodas traseiras. Funcionam através de sapatas que pressionam o interior de um tambor fixado à roda para criar fricção e parar o carro.

 

Vantagens:
Mais económicos na fabricação e manutenção.
Duram mais em termos de desgaste das sapatas, em comparação com as pastilhas de travão.

Desvantagens:
Menor capacidade de dissipação de calor, o que pode levar ao “fading”.
Menos eficientes do que os travões de disco, especialmente em situações de travagem repetida ou prolongada.

 

3. Travões Regenerativos

Com o aumento dos veículos elétricos e híbridos, os travões regenerativos tornaram-se mais comuns. Este sistema converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante a travagem, que é armazenada na bateria.

 

Vantagens:
Aumenta a eficiência energética do veículo, recarregando a bateria durante a travagem.
Reduz o desgaste dos travões mecânicos tradicionais.

Desvantagens:
Menos eficaz a baixas velocidades ou em paragens de emergência, dependendo de um sistema de travões tradicional como complemento.
Mais complexos e caros de reparar.

 

Sistemas de Travagem

Além dos tipos de travões, também é importante conhecer os sistemas de travagem que podem equipar o seu veículo. Estes sistemas , compostos por elementos mecânicos, eletrónicos e hidráulicos, complementam e melhoram a eficiência dos travões em diferentes situações de condução.

 

1. Sistema de Travagem Convencional

Este é o sistema de travagem mais básico, onde a pressão do pedal é transmitida diretamente para as pinças ou tambores através do cilindro mestre e do fluido de travão. Este sistema funciona bem para a maioria das situações de condução diárias.

 

2. ABS (Sistema de Travagem Antibloqueio)

O ABS é um sistema que evita que as rodas bloqueiem durante uma travagem brusca, permitindo que o condutor mantenha o controlo do veículo. O sistema monitoriza a velocidade de cada roda e, se detectar que uma delas está prestes a bloquear, ajusta a pressão dos travões nessa roda para manter a tração.

Vantagens:
Aumenta o controlo do veículo em travagens de emergência.
Reduz a distância de travagem em superfícies escorregadias.

Desvantagens:
Pode ser menos eficaz em estradas de gravilha ou neve profunda, onde o bloqueio das rodas pode ser vantajoso.

 

3. EBD (Distribuição Eletrónica de Travagem)

O EBD, que significa sistema de distribuição eletrónica da força de travagem, trabalha em conjunto com o ABS para distribuir de forma mais eficiente a força de travagem entre as rodas dianteiras e traseiras, dependendo da carga e da distribuição de peso do veículo.

Vantagens:
Melhora a estabilidade do veículo durante a travagem.
Otimiza a eficiência do ABS.

Desvantagens:
Mais um sistema eletrónico que pode falhar, necessitando de diagnóstico e reparação especializada.

 

4. BAS (Assistência à Travagem de Emergência)

Este sistema deteta quando o condutor realiza uma travagem de emergência e automaticamente aumenta a pressão dos travões para maximizar a potência de travagem. É especialmente útil em situações de reação rápida.

Vantagens:
Reduz a distância de travagem em situações de emergência.
Compensa uma possível travagem insuficiente pelo condutor.

Desvantagens:
Pode ser muito sensível em alguns carros, ativando-se desnecessariamente.

 

 

Principais Componentes do Sistema de Travagem

Agora que já tem uma ideia geral de como o sistema funciona, vamos aprofundar nos componentes principais. Conhecer cada um deles vai ajudar a identificar problemas e a perceber a importância de cada elemento no conjunto.

 

1. Pedal de Travão

O pedal é o ponto de contato inicial onde começa o processo de travagem. Através do pedal, transmite-se a força para o cilindro mestre.

2. Servo freio

O servo freio, também conhecido como “booster” ou “hidrovácuo”, é um componente que ajuda a amplificar a força que se aplica no pedal do travão. Este sistema utiliza vácuo gerado pelo motor (ou, em alguns casos, uma bomba elétrica) para aumentar a pressão no cilindro mestre, permitindo que o carro trave de forma mais eficaz sem que seja necessário aplicar muita força no pedal. Se já se perguntou porque é que consegue travar um carro de quase duas toneladas com uma pressão tão leve no pedal, o servo freio é a resposta. No entanto, se o servo freio falhar, a travagem requer muito mais força, o que pode ser perigoso, especialmente em situações de emergência.

3. Cilindro Mestre

Este componente é o coração do sistema hidráulico. O cilindro mestre converte a força aplicada no pedal em pressão hidráulica, empurrando o fluido de travão pelas linhas até às pinças.

4. Fluido de Travão

O fluido de travão é o que transmite a pressão criada no cilindro mestre para as pinças de travão. É crucial que este fluido esteja em bom estado e sem bolhas de ar, pois qualquer contaminação ou degradação pode comprometer a eficácia dos travões.

5. Pinças de Travão

As pinças alojam os pistões que empurram as pastilhas de travão contra os discos. São responsáveis por converter a pressão hidráulica em força mecânica, pressionando as pastilhas contra os discos para gerar fricção.

6. Pastilhas de Travão

As pastilhas de travão são elementos de fricção que pressionam contra os discos de travão. Com o tempo, as pastilhas desgastam-se e precisam ser substituídas regularmente para manter a eficiência do sistema.

7. Discos de Travão

Os discos são montados diretamente nas rodas e giram com elas. Quando as pastilhas pressionam os discos, a fricção gerada reduz a velocidade do veículo. Discos desgastados ou empenados podem causar vibrações e reduzir a eficácia da travagem.

8. Tambores de Travão

Como já referi acima, em alguns carros, especialmente nos modelos mais antigos ou nas rodas traseiras de carros mais económicos, pode encontrar tambores de travão em vez de discos. Embora menos eficazes que os discos, os tambores de travão são mais económicos e duráveis.

 

Dicas de Manutenção para o Sistema de Travagem

Agora que já conhece os componentes principais, vamos às dicas para manter o sistema de travagem do seu carro em perfeito estado. Uma boa manutenção prolonga a vida dos componentes e garante a sua segurança.

 

Verifique o Fluido de Travão: Inspecione regularmente o nível e a cor do fluido. Se estiver baixo ou escurecido, troque-o.

Substitua as Pastilhas de Travão: Esteja atento a ruídos indicativos de desgaste. Troque as pastilhas antes que danifiquem os discos.

Inspecione os Discos de Travão: Verifique se os discos estão lisos e sem empenos. Vibrações ao travar podem indicar a necessidade de retificação ou substituição.

Verifique o ABS: Se a luz do ABS se acender no painel, consulte um mecânico para diagnosticar possíveis problemas no sistema.

Teste o Servo-freio: Com o motor desligado, pressione o pedal várias vezes e, depois, com o pé ainda no pedal, ligue o carro. Se o pedal descer, o servo-freio está a funcionar corretamente. Se não, procure assistência técnica.

Realize Revisões Periódicas: Faça uma revisão completa do sistema de travagem numa oficina especializada, especialmente antes de viagens longas.

 

 

Considerações Finais

Manter o sistema de travagem do seu carro em boas condições é essencial para a sua segurança e para a dos outros na estrada. Saber como funciona o sistema, quais são os seus componentes principais e como realizar a manutenção adequada é fundamental para qualquer condutor consciente. Se seguir estas dicas, vai conseguir não só prolongar a vida útil do sistema de travagem, como também garantir que o seu carro responde sempre de forma eficaz quando mais precisa.
Boas viagens e, claro, bons travões!